Criar um Site Grátis Fantástico
Resposta sobre O DOMINGO
Resposta sobre O DOMINGO

 Resposta ao irmão ‪#‎Finox Da Fama,sobre O DOMINGO.

A instituição do domingo como dia de observância encontra-se suficientemente testemunhada pelo Novo Testamento. Eis apenas alguns exemplos:

1. Jesus ressuscitou no "primeiro dia da semana" (cf. João 20:1), estabelecendo assim o domingo como "o Dia do Senhor". • 2. A primeira vez que Jesus apareceu a todos os seus Apóstolos (com exceção de Tomé, que estava ausente) foi em um domingo (João 20:19ss).
3. A segunda vez que Jesus apareceu a todos os seus Apóstolos (inclusive a Tomé, desta vez presente) foi novamente em um domingo (João 20:26ss).
4. O Espírito Santo desceu sobre a Igreja em um domingo, dia de Pentecostes (cf. Atos 2:1ss).
5. O primeiro sermão de Pedro, que resultou no ingresso dos primeiros convertidos, deu-se em um domingo (Atos 2:14ss.41).
6. A Igreja reunia-se para a eucaristia no domingo (Atos 2:6-7).
7. A Igreja realizava as coletas de caridade no domingo (1Coríntios 16:2). Além disso: • O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado (Marcos 2,27). • Ninguém pode ser criticado por não observar o sábado (Colossenses 2,16-17).
8. As primícias da colheita, que representam Jesus ressuscitado (cf. 1Coríntios 15,20), eram ofertadas pelo sacerdote do Antigo Testamento, no domingo (Levítico 23:9-21). •"No primeiro dia, assim como no sétimo, tereis uma santa assembléia. Durante esses dias não se fará trabalho algum, excepto a preparação da comida para todos". (Ex 12:16) Fora isso, muitos outros testemunhos primitivos, bem anteriores a Constantino, demonstram que o domingo sempre foi o dia guardado pelos cristãos e não mais o sábado judaico, uma mera "sombra do que deveria vir". Eis alguns exemplos: - "Mas o domingo é o primento dia em que todos celebramos a nossa assembleia comum, porque é o primeiro dia em que Deus, tendo realizado uma mudança nas treva e na matéria, fez o mundo; e Jesus Cristo, nosso Salvador, foi nesse mesmo dia que ressuscitou dos mortos" (Justino de Roma, +150; Apologia 1,67, cerca de 67. d.C.). - "Reunidos a cada dia do Senhor, parti o pão e dai graças, depois de terdes confessado os pecados, para que o vosso sacrifício seja puro" (Didaqué 14; entre 70 e 120 d.C.). - "Portanto, nós guardamos o oitavo dia para o celebrar. Nesse dia, Jesus ressuscitou dos mortos e, depois de se manifestar, subiu aos céus" (Carta de Barnabé 15; ebtre 70 e 110 d.C.). - "Por isso, os que se criaram na antiga ordem das coisas vieram à novidade da esperança, não guardando o sábado, mas vivendo segundo o domingo, dia em que também amanheceu a nossa Vida" (Inácio de Antioquia, +107; Carta aos Magnésios 9, entre 80 e 90 d.C.).

 

CONCLUSÃO
Nós católicos,temos o Domingo Como dia indispensável para Celebrar a EUCARISTIA,conforme os apóstolos faziam no primeiro dia da Semana(Domingo) Atos 2:6-7.

Ler mais em :www.veritatis.com.br

Adaptado por Faustino Muhongo