Resposta ao irmão #Eduardo Luyindula sobre o celibato dos Padres...
A a questão do celibato sacerdotal, é um problema de disciplina, e não de fé(dogma).
Como justificar, mesmo usando apenas a Bíblia, que o celibato sacerdotal tem raiz nos Evangelhos?
Em primeiro lugar, antes de dar essa justificação, permita-me, lembrar que, segundo a Escritura Sagrada, o matrimônio é santo e estabelecido por Deus. E sua elevação a sacramento por Cristo, nas bodas de Caná. Disso não há dúvida.
Segundo as Escrituras, o estado de virgindade é superior ao matrimônio.
Nosso Senhor Jesus Cristo nos diz:
"Todo o que deixar por amor de meu nome a casa, ou os irmãos, ou as irmãs, ou o pai, ou a mãe, ou a mulher, ou os filhos, ou as fazendas, receberá cento por um e possuirá a vida eterna" (Mt. 19: 29).
É patente, por esse texto que Jesus aconselha alguns a deixarem a mulher para serví-Lo. E é o que fazem os sacerdotes católicos.
O mesmo Cristo Jesus nos disse:
"Nem todos são capazes desta resolução, mas somente aqueles a quem isto foi dado. Porque há alguns eunucos que nasceram assim, do ventre de sua mãe; e há outros eunucos, a quem outros homens fizeram tais; e há outros eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor ao Reino dos Céus. O que é capaz de compreender isto, compreenda-o" (Mt. 19: 11-12).
E o próprio Cristo – Sacerdote por excelência -- nos deu seu exemplo, não se casando. Devem os sacerdotes imitá-lo. Eu vos DAREI O EXEMPLO para que façais como eu fiz” (Jo 13:15).O próprio São Paulo escreveu que o casamento era bom, mas que permanecer, como ele, "em estado de virgindade é melhor".
"Digo também aos solteiros e às viúvas que lhes é bom se permanecerem assim, como também eu. Mas, se não tem o dom da continência, casem-se"
(I Cor. 7: 8-9).
1Co 7:32-33“E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do SENHOR , em como há de agradar ao SENHOR ,Mas o que é CASADO cuida das coisas do MUNDO, em como há de agradar à mulher.
Por Manuel da Costa.